RUTE, UMA MULHER FIEL - MENSAGEM DA II ESCOLA BIBLICA
RUTE, UMA MULHER FIEL
Texto Bíblico Básico: Rute 1.16, 17
Introdução
Fidelidade é uma qualidade que está se tornando rara em nossa sociedade atual. Vemos pessoas que abandonam suas famílias, seus casamentos, e até mesmo seu Deus. A fidelidade a Deus fica comprometida quando o Senhor não satisfaz seus desejos. Tenho visto pessoas ficando “de mal” de Deus pelos mais variados e fúteis motivos. Esquece-se que a fidelidade é a nossa fé em prática.
Há três coisas importantes acerca da lealdade que Rute nos ensina.
I. NÃO PODE HAVER LEALDADE SEM LIBERDADE
“E disse Noemia às suas duas noras: Ide, voltai cada uma à casa de sua mãe; e o Senhor use convosco de benevolência” Rt 1.8.
Noemi deu a Rute o presente da liberdade, para que ela pudesse escolher ser ou não leal.
Respondeu Rute: “Não me instes para que te deixe e me afaste de ti”.
A lealdade envolve a liberdade em compromissos duradouros e constância amorosa.
O Senhor nos concede imensa liberdade a fim de sermos leais a ele. Ele nos chamou, escolheu e cuidou de nós com amor fiel. Todavia, ele sabe que não pode haver amor recíproco sem liberdade.
“Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” Jo 8.36.
Jesus veio para libertar a humanidade do pecado, e do egocentrismo. Porém, chamou os que aceitavam a libertação para a lealdade sincera. Somente aqueles que, por lealdade, colocam o Salvador e a sua cruz em primeiro lugar, seguindo-o em obediência absoluta.II. LEALDADE É O QUE DEUS OFERECE E DESEJA EM TROCA
A sabedoria de Salomão, filho de Davi, baseou-se na lealdade de Deus para com ele e no seu anseio de ser leal a Deus. “Não te desamparem a benignidade e a fidelidade, ata-as ao teu pescoço, escreve-as nas tábuas do teu coração. E acharás graça e boa compreensão diante de Deus e dos homens” (Pv 3.3.4).
Por todas as Escrituras, lealdade a Deus significa colocá-lo em primeiro lugar, renunciar a qualquer outro falso deus e demonstrar aos outros a fidelidade do Senhor para conosco.
Não se pode servir a dois senhores (Mt 7.14).
III. LEALDADE É O VÍNCULO QUE A UNE A FAMÍLIA A DEUS
O Senhor do impossível retém suas benção até que expressemos lealdade em nossos relacionamentos. A cruz é o exemplo do extremo a que a lealdade deve ir. É através das lentes do Calvário que podemos ver um ao outro e dizer o que Deus nos diz: “Não o deixarei! Você pertence a mim, não renunciarei a você nem o deixarei partir”.
Quem precisa saber disso? De quem você precisa ouvir ou sentir isso?
Deus nos criou para si mesmo e para um profundo relacionamento uns com os outros. Cumprimos o nosso destino quando somos leais uns para com os outros. Tudo o que aconteceu a Rute, as bênçãos que recebeu e a felicidade que experimentou, foi por ela se ter sujeitado à lei espiritual da lealdade.
Talvez você esteja dizendo: “Espere um pouco. O que fazemos quando as pessoas nos desapontam ou fazem essas coisas indignas da nossa lealdade?”
Quando as pessoas fazem coisas que ferem nossa lealdade, precisamos amá-las o bastante para partilhar com elas a nossa percepção do que está errado. A franqueza é, sem dúvida, necessária a uma lealdade saudável. Deslealdade é fazer comentários acerca de uma pessoa em vez de ir diretamente a essa pessoa, objeto de tais comentários.
E se elas em vez de nos ouvir, continuarem magoando-se e destruindo-se a si mesmas e aos outros?
Permaneçamos leais! Lealdade não é aprovação. É a ação de um tipo de amor que dá, perdoa e ama apesar de tudo.
CONCLUSÃO
Boaz conferiu a Rute honra e reconhecimento por causa da sua lealdade.
Boaz conferiu a Rute honra e reconhecimento por causa da sua lealdade.
Ao lermos este texto, vemos como Rute foi ricamente abençoada por ter optado em ser fiel à sua sogra. Ela não era obrigada a tomar tal decisão. Porém, seu compromisso com o que restou da família de seu marido falou mais alto e ela decide ser fiel à sua sogra e ajudá-la. E através desta decisão, ela pôde garantir um futuro brilhante não somente para si, mas para sua sogra e também para todos os seus. Deus a honrou por sua fidelidade e ela chegou a ser bisavó do rei Davi.
Com isto, vemos que realmente vale a pena ser fiel: Ser fiel ao nosso cônjuge, aos nossos filhos, nossos pais, nossa família e amigos.... e o mais importante, vale muito a pena sermos fiéis ao nosso Deus.
Vamos mostrar para esta sociedade, que vale a pena permanecermos fiéis; vamos fazer a diferença! Agindo assim, acumularemos bênçãos não somente sobre nós, mas sobre toda nossa descendência e geração.
Comentários
Postar um comentário